Planejamento Estratégico: o que é e como funciona

em

Em um mundo dinâmico, em constante transformação, o Planejamento Estratégico auxilia na compreensão das mudanças do ambiente externo e interno e ajuda a reconhecer problemas que podem surgir ao longo do caminho e a identificar oportunidades de melhoria para o negócio.

Assim como tudo na vida, o Planejamento é uma maneira eficaz de garantir que todos os passos fundamentais para a conclusão de um objetivo serão realizados sem problemas. Com uma gestão eficiente, a sua empresa evita desperdícios e aumenta a produtividade da equipe.

Etapas do Planejamento Estratégico:

O primeiro passo é um levantamento de alguns tópicos. Os principais são:

  1. Aspectos Financeiros/Econômicos:
    Receitas, custos, ML, endividamento, etc.
  2. Aspectos Mercadológicos:
    – Público-alvo, concorrência, portfólio, ações de publicidade, mídias sociais, e-commerce, etc.
  1. Aspectos de Recursos Humanos:
    – Colaboradores, folha de pagamento, clima organizacional, recrutamento e seleção, etc.
  2. Aspectos Logísticos:
    – Abrangência de atuação, estrutura, processos, estoques, fornecedores, frota, etc.
  1. Aspectos de TI (tecnologia da informação):
    – SIG, uso efetivo, nível de conhecimento, CRM, etc.
  2. Aspectos de Integração Vertical (parcerias/terceirizações):
    – Parcerias comerciais, parcerias institucionais e sociais, terceirização, responsabilidade social, etc.
  3. Aspectos Estratégicos:
    – Conhecimento de ambiente interno e externo, grau de rivalidade, formalização de objetivos e metas, planejamento de futuro, etc.

Após a fase de levantamento, entramos na ação propriamente dita. Com base nos dados coletados acima, faz-se um quadro com as principais fortalezas e fraquezas da empresa, de uma forma bastante realista e com base, principalmente, na força de capital e de recursos humanos.

Com o diagnóstico feito, partimos para o plano estratégico, onde visamos encontrar novos nichos, novos produtos, formas de economizar e otimizar recursos. Além disso, pautamos as ferramentas que devem ser utilizadas e implementadas para o bom funcionamento da estratégia.

O objetivo de um Planejamento Estratégico, além de garantir o bom funcionamento das diretrizes da empresa, visa aumentar vendas, melhorar o posicionamento perante o mercado, aumentar a autoridade da empresa no segmento e, principalmente, dar uma a visão ampla do seu negócio a médio e longo prazo.

Quanto custa um Planejamento Estratégico?

Ao contrário do que muitos pensam, um Planejamento Estratégico é, relativamente, barato, principalmente, quando comparamos com os possíveis ganhos e otimizações de processos que geram muitas economias para a empresa.

Consultores cobram por hora e após um primeiro contato com a empresa, estima-se o tempo que levará o trabalho e apresentam o valor do “pacote fechado”. Esses “pacotes” variam entre 2 e 15 mil Reais, dependendo da demanda e porte da empresa.

Para saber mais, procure a PNK Empresarial e saiba como um planejamento pode mudar o comportamento da sua empresa, ou adquira a sua consultoria estratégica online aqui.

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s