Rótulos Reutilizáveis

Img_Multi(Momento Jabá? Não.) Nos últimos dias venho recebendo várias dúvidas por e-mail de cervejeiros pedindo dicas de rótulos reutilizáveis. Na verdade o conceito de se reutilizar o rótulo, literalmente, por exemplo retirando-o da garrafa e colocando-o novamente não existe ainda, ao menos nenhum fabricante oferece essa característica. O que existe são materiais que permitem um rê-uso da embalagem, como nossas garrafas, chamados de MultiCycle.

O MultCycle é um papel Autoadesivo transparente, de base vinílica, resistente à altas temperatura e a tratamentos químicos, como por exemplo a soda cáustica empregada na lavagem das garrafas. Segundo estudos do fabricante, uma garrafa rotulada com o adesivo MultiCycle, chega a ter uma vida útil de 30 ciclos em condições normais de lavagem, pasteurização, transporte, exposição em PDV, retorno à fábrica…

Apesar de ser um material bastante resistente, o mesmo é muito fino e versátil, aceitando os mais diversos tipos de acabamento como por exemplo: diversos formatos, aplicação de Hot Stamping, tintas metálicas especiais e até mesmo impressões holográficas.

Em relação à valores, certamente ele tem um custo mais alto se comparado à rótulos convencionais (Bopp), mas não chega a 30 vezes mais (ciclo médio de duração). Ao término de 30 reutilizações das garrafas, a economia com rotulagem se torna evidente e realmente astronômica. Veja, rotular uma garrafa não tem apenas o custo da etiqueta, temos que contar também o tempo hora/máquina para a rotulagem, o operador da máquina, manutenção do equipamento e etc.

O MultiCycle além de econômica, se torna uma opção sustentável e ecologicamente bem vista pelos consumidores.

Que legal este rótulo né? Sim, mas para a nossa realidade cervejeira, ainda não vejo sua introdução no mercado como certa. Para as pequenas cervejarias, ainda é mais barato vender garrafas descartáveis. A logística de recolha das garrafas é cara e necessita de uma estrutura e organização bastante definida.

A proposta MultiCycle, funcionaria muito bem em cervejarias locais, que vendem direto ao consumidor final, onde o mesmo iria sempre buscar as cervejas na fábrica ou no bar da fábrica.

Mas porque não pensarmos em duas linhas de vendas? Uma linha de garrafas descartáveis para a cervejas enviadas para fora da fábrica, e uma linha ecologicamente correta para quem ir buscar as cervejas direto na teta da vaca? Já imaginou, você ir até a cervejaria, estreitar o relacionamento com o seu cervejeiro preferido, e ainda por cima pagar mais barato na cerveja? E o outro lado da história, trazer o consumidor pro seu lado. Fica a dica!

Maiores informações no Site do Fabricante.

Tags: , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: