Cerveja de Galão: Engarrafando! (Com Brinde)

Do mundo do Batman (refletindo sobre a sobriedade. Ela é necessária?) Galoneiros e Galoneiras, depois do post Cerveja de Galão: Mais simples, impossível!, vamos agora engarrafar a criança.  Vamos começar preparando os materiais.

1 Nesta etapa eu separei um balde fermentador de 5 litros – com torneira, um balde comum e garrafas suficientes para engarrafar os 5 litros de cerveja.  Depois borrifei sanitizante por toda a mesa de trabalho, algo desnecessário, mas eu fiz assim mesmo, só por garantia.

2Em seguida enchi o balde fermentador com sanitizante, e deixei agindo por uns 20 minutos….

3… depois dos 20 minutos, através da torneira, enchi as garrafas que serão utilizadas, com o mesmo sanitizante.

4Após encher todas as garrafas, deixei o sanitizante agindo nelas por mais 20 minutos e o balde escorrendo. As tampinhas já estavam em solução sanitizante.

6

Depois dos 20 minutos de sanitização das garrafas, coloquei tudo para escorrer. Nesse meio tempo já coloquei o garrafão em cima da bancada de trabalho e borrifei sanitizante no gargalo, com a rolha ainda.

7

O sanitizante vai agindo no garrafão e eu vou preparando as garrafas: Para as garrafas de 600 mL despejei um sachê de 5g de açúcar, para as de Long Necks, meio sachê: 2,5 g.

9Depois disso, transferi a cerveja do garrafão de vinho para o balde, com muito cuidado para não espumar. Fui despejando pela lateral do balde. O BRINDE: No fundo balde, despejei 10 mL de colorante alimentício verde. Minha intensão é que esta cerveja fique verde (redundante isso…). Vou abrí-la no dia 17, dia de St. Patrick. Vamos ver no que dá. Esse lance do colorante é totalmente dispensável, mas fica como teste, segunda que vem venho com as fotos do resultado desta experiência e do encontro.

8

Depois de todas as garrafas sanitizadas e com o açucar já no fundo delas, fui enchendo uma a uma, com muito cuidado para não fazer espuma. Depois de cheias foi a hora de fechar….

10

…com a ajuda do cravador.

Agora é só esperar mais uns 5 dias, colocar pra gelar e beber! Estas brejas vão para o encontro em comemoração ao St. Patrick’s do C5 – Clube dos Cervejeiros Caseiros de Campinas e Cercânias. Vou pedir para alguns dos bêbados presentes fazerem a avaliação dela.

Rendimento: 5 Garrafas de 600 mL e 4 de 330 mL.

Qualquer dúvida é só escreverem.

 

 

25 Respostas to “Cerveja de Galão: Engarrafando! (Com Brinde)”

  1. Rolf Scheinpflug Says:

    vou entrar de cabea na parada!!! abrao vergilio, rolf

    Date: Tue, 12 Mar 2013 01:34:25 +0000 To: rolfscheinpflug@hotmail.com

  2. André Passaroni Says:

    Bom dia Virgilio, no caso de glucose a quantidade é a mesma para a primming ?

  3. eduatletico Says:

    Róbson ! Excelente explicação ! Só uma dúvida… não ficou sedimento no fundo do garrafão ? Ou quando vc transferiu do garrafão pro balde, vc usou o filtro de café novamente ?

  4. Alessandro Bessa Says:

    Robson,
    Vi que você adicionou o açúcar direto na garrafa. Assim há risco de contaminação (microorganismos no açúcar). Nunca aconteceu com você?

    Sobre a pergunta do eduatletico, existem tampinhas próprias para long necks com rosca. Nunca usei e conheço pessoas que abominam, mas li que funciona.

    • Robson Vergilio Says:

      Eu uso o açucar de sachê…abro na hora, isso diminui os riscos de contaminação. Por outro lado essa refermentação ajuda a eliminar alguns micro-organismos. Resumindo, nunca tive problemas por causa do açucar não.

  5. Fabiano Says:

    Maravilha, hein. Você mediu a gravidade final? Ficou de acordo com o esperado. Podia comentar um pouco sobre como foi a eficiência. Abraços

    • Robson Vergilio Says:

      A didéia dest post era fazer uma cerveja “na raça”. Com o mínimo de equipamentos e o mais básico possível, voltado para iniciantes. Para incentivar mesmo a galera a fazer cerveja. Por isso não entrei em detalhes, e confesso que não me detive a eles, fiz na raça mesmo. Mas para garantir que dá certo fazer assim, eu fiz as medições todas, e deu tudo na mosca. Domingo vou abrir e pedir para alguns cervejeiros avaliarem a experiênica. Asim que pegar o material publico aqui.

      • Fabiano Says:

        Entendi. Perguntei de curiosidade mesmo. Estou só aguardando a chegada do termômetro e da balança para fazer a minha estréia que será na raça também. Densímetro ou refratômetro só mais pra frente.

  6. Derso Says:

    simples e objetivo, parabéns!

  7. eduatletico Says:

    Róbson… essas 5g de açúcar para 600ml, é “padrão” ou cada receita tem uma quantidade diferente de açúcar para o priming ?

  8. Machado Says:

    Olá, o sanitizante utilizado foi o Star San? Ele pode ser apenas escorrido, quando pode sobrar algum resquício dele,ou tem que esperar total secagem?

    • Robson Vergilio Says:

      Pode deixar algum resíduo sem problemas. O problema é que ele deixa muita espuma, por isso é legal deixar escorrer bem. Geralmente, nas garrafas, conforme se coloca cerveja, a espuma vai subindo, eu deixo encher até transbordar essa espuma. é meio sujo, mas depois é só passar um pano no chão que já era! rsss.

  9. Machado Says:

    Vergilio, comprei o Star San mas não achei uma informação correta (ou não procureidireito, rsss) de como usá-lo. Peço socorro aqui, então. Quantos ml por litro de água (fervida?) é necessário para uma solução eficiente? Desde já agradeço, hoje faço minha primeira cerveja!

    • eduatletico Says:

      Machado, é só vc apertar o frasco até o líquido bater naquela marca de 1/2 e depois misturar com 5 litros de água q não precisam ser fervidas. Outra coisa, depois de sanitizar com a mistura de stars san com a água, vc pode guardar e reutilizar N vezes! Rsrsrsrs….. Eu não sabia disso e joguei fora quase todas as vezes… Agora só restou um pouco… Hehehe

  10. Carlos Says:

    Ola Virgilio,

    Queria tirar uma duvida, vi que nessa cerveja você tirou do fermentador e foi direto para a garrafa. Não teve a maturação ou só não detalhou ela?

  11. Álvaro Junior Says:

    Amigo, essa técnica do saquinho de açúcar, substitui aquele de levar pra panela, açúcar, água e limão, numa boa?
    ,

  12. Alex Araujo Says:

    Ola Amigo, na maturação você colocou na geladeira ou continuou em baixo da pia? Então foram 7 dias fermentando e 7 maturando no mesmo lugar e temperatura?

  13. Alex Araujo Says:

    Ola Amigo, você deixou 7 dias fermentando e 7 maturando no mesmo lugar e na mesma temperatura? Ou maturou na geladeira?

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: