Rótulos de Cerveja: Como escolher o melhor papel.

Antes de começar a falar dos tipos de papéis mais adequados ao uso para cervejarias, quero esclarecer que o foco aqui é um tetxo didátic,o e relativamente básico, destinado à pequenas e micro cervejarias. As grandes utilizam uma técnica de colagem bastante inviável ao nosso propósito, pois sua rotuladora, além de aplicar o papel, também aplica a cola ou seja, é uma máquina que executa duas operações. Mesmo as grandes, em prazo de tempo relativamente curto, irão abandonar este sistema devido à alta manutenção dos equipamentos.

Falado em papéis auto adesivos, nós temos basicamente dois grupos: O papel a base de celulose e o filme de poliprolileno (bopp).

Papéis a base de Celulose:

São geralmente mais baratos, de qualidade e durabilidade inferiores, mesmo tendo uma qualidade de impressão superior. São indicados para grandes produções, onde a garrafa terá uma vida útil curta (do momento da rotulagem ao descarte).
Não é recomendado para produtores que reutilizam as garrafas, uma vez que sua remoção é extremamente difícil, deixando inúmeros resíduos, vide o exemplo das Baden Baden.
Estes papéis encontram-se geralmente em dois formatos, o Off-set e o Couché. O Off-set é ele puro, sem acabamento, assim como as folhas de sulfite. E o couché recebe um “coating” em sua superfície, que garante um melhor acabamento, mais durabibilidade e brilho.
Os papéis à base de celulose podem receber diversos acabamentos, como laminação fosca, aplicação de verniz ultra violeta e hot-stamp ou ainda uma combinação destes.

Bopp (Polipropileno bi orientado)

Mesmo sendo mais caros, este valor é superado na hora da aplicação (ganha-se em hora trabalho) pois o material é muito mais fácil de ser manuseado, além disso sua remoção é bastante simples, não exigindo nenhum tipo de material além dos usados normalmente no processo de lavagem e esterilização da garrafa.
Sua maior vantagem está na quantidade de opções disponíveis, o branco, o metalizado (em breve colocarei um tutorial de como usar estes papéis e suas aplicações) e o transparente (tipo Heinekein).
Existem hoje filmes Bopp “permanentes”, que suportam quimicamente todo o processo de lavagem, e chegam a durar algo em torno de 30 à 40 reutilizações da mesma garrafa. Certamente sua garrafa acabará antes disso. Mesmo sendo mais caro, ele compensa o investimento, uma vez que o produtor ganha duas etapas no processo produtivo. Ele ganha tempo na rotulagem e posteriormente na lavagem da garrafa.
O Bopp também aceita acabamentos, desde que estes sejam a frio. Por exemplo o Hot-stamp não é aceito, pois sua aplicação derreterá o filme. Mas por ter um brilho natural e um ótimo acabamento, os Bopp´s acabam nao recebendo acabamento nenhum. No máximo usamos um verniz fosco para quebrar o brilho.

Independentemente do papel a ser escolhido, é muito importante verificar a sua aplicação. Os papéis auto adesivos são compostos de 3 camadas: o Papel (superfície de impressão), a Cola (recheio) e o “liner” que é a película que proteje a cola, removida antes da aplicação. As duas camadas externas são exatamentes as mesmas para qualquer aplicação, mas a cola é que determina se um papel vai fixar ou não na garrafa, se ele vai enrrugar em contato com a água, se suportará as baixas temperaturas da geladeira e etc… Antes de fechar com a gráfica, certifique-se de estarem usando o papel correto. Infelizmente é muito comum os gráficos empurrarem materiais que já estão no estoque, e mais comum ainda é eles nem saberem do que se trata.
Todos os fabricantes de papéis fornecem uma tabela de aplicações, com os seguintes dados: Aplicação (superfície), temperatura de serviço, validade da cola, durabilidade da aplicação. Solicite junto ao gráfico.

Caso tenham alguma dúvida mais específica, não se importem em perguntar. Podem utilizar os comentários abaixo, ou mesmo me mandarem um email. (robson@vergilio.com.br)

16 Respostas to “Rótulos de Cerveja: Como escolher o melhor papel.”

  1. SUELI Says:

    OLA, GOSTARIA DE SABER QUAL IMPRESSORA ADEQUADA PARA SE FAZER OS ROTULOS DE CERVEJA? OBRIGADA SUELI

  2. diego Says:

    boa tarde, adorei a postagem.
    gostaria de saber que tipo de papel você indica para uma produção de 60 garrafas por més, irei utilizar um fundo preto

    • Robson Vergilio Says:

      O papel vai depender muito mais da quantidade (tiragem) inicial, do que pela quantidade/mês. Se forem garrafas oneway – sem retorno – o ideal é você imprimir uns 500, em BOPP adesivo branco.

  3. tomaz ricci Says:

    Boa noite qual impressora se utiliza no BOPP

  4. Edson bestgraf Says:

    Gostaria de saber se da para imprimir adesivo BOPP em maquina offset?

  5. Fausto Says:

    boa tarde, você poderia indicar alguma gráfica que trabalhe online? tô em contato com a futura, mas eles não tem as medidas que procuro..

  6. Grazia Audino Says:

    Olá Robson! Adorei o post. Tu saberias me dizer em que tipo de papel e que tipo de impressora a cervejaria Hat Beer fez seus rótulos? Tenho uma empresa de antepastos sem conservantes e na hora de tirar da geladeira, a água escorre e acaba com o papel.😦 Agradeço! Moro em cidade pequena e aqui não tem gráfica especializada em rótulos, então fica difícil mandar fazer sem analisar o produto final. Agradeço!!

  7. Fabrink Brinquedos Says:

    BOA TARDE
    TENHO UMA FABRICA DE CERVEJA ARTESANAL E GOSTARIA DE VALORIZAR MEU PRODUTO COLOCANDO E ROTULANDO COM OS PAPÉIS IGUAL OS DA CERVEJA TRADICIONAIS
    QUAL O PAPEL USADO E QUAL MAQUINA FAÇO A IMPRESSAO

    • Robson Vergilio Says:

      Olá, esse tipo de impressão são poucas as gráficas que oferecem, eu conheço e indico o trabalho da Gráfica Rami de Jundiaí. Address: Avenida Geny de Oliveira, 4615 – Vila Rami, Jundiaí – SP, 13206-223
      Phone:(11) 4588-1100

  8. MILTON GARCIA Says:

    Embora não tenha ficado claro, gostaria de saber se posso imprimir BOPP com impressora laser.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: