Cervejas Artesanais

As cervejas artesanais surgiram da curiosidade e da necessidade em se obter um produto diferenciado, com qualidade superior, mais elaborado e até mesmo para fugir da ditadura imposta pelas Pilseners encontradas no mercado.

Produzir cerveja em casa já não é mais nenhum mistério, nem mesmo complicado. Com um pouco de paciência e vontade é possível produzir cervejas de qualidade e diferenciadas, com várias texturas, aromas e sabores. Sendo possível produzir a verdadeira cerveja, seguindo a Reinheitsgebot (Lei da Pureza Alemã).

 As microcervejarias já são um setor consolidado na Europa e nos EUA, no Brasil começaram a surgir na década de 90 e hoje são mais de 100 fábricas, atuando em nicho de mercado exclusivo, ainda pequeno na realidade brasileira (oscilante entre 2% e 3% do mercado total da cerveja). Projeções estimam que devido ao crescimento do mercado cervejeiro, o aumento da idade média da população, crescimento demográfico e a crescente ascensão econômica do país, este percentual chegará aos 10% nos próximos anos. Como acontece nos EUA e na Europa, a distribuição é limitada e regionalizada, atendendo desde um único bar ou restaurante (muitas vezes de forma exclusiva) até alguns estados, ainda que, em muitos casos é possível encontrá-las em lojas on-line de bebidas e pequenos e médios distribuidores.

Existem também os produtores “caseiros”, aqueles que fabricam cerveja por hobby, pelo prazer da experimentação e da confraternização ao redor de sua criação. Mesmo com dificuldades para manter o padrão de qualidade, estes entusiastas vem se aperfeiçoando, e junto a eles a indústria vem desenvolvimento equipamentos e acessórios para permitir uma maior qualidade às pequenas produções.

As microcervejarias estão concentradas no Sul e Sudeste com destaque para Santa Catarina e São Paulo.

Tags: , , ,

Uma resposta to “Cervejas Artesanais”

  1. Cervejas Artesanais @ Sierra Pelada Craft Brewed Ales Says:

    […] 5:48 PM sob a(s) categoria(s) Cerveja. Você pode acompanhar as respostas desse post através do RSS 2.0feed. Você pode responder, ou rastrear de seu próprio […]

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: