Como fotografar cervejas

Dando continuidade à série de posts para pequena cervejarias, agora que temos o rótulo pronto, chegou a hora de começarmos a preparar nosso material de divulgação e para isto, vamos precisar de fotos, muitas fotos da cerveja.

Antes das dicas gostaria de dizer que não compensa economizar com fotos. Não adianta pegar a câmera de “12 megas” do seu filho e clicar. É necessário produção, conhecimento e principalmente de um profissional por perto: O fotógrafo.

Eu, como designer gráfico, sempre solicito ao fotógrafo vários tipos de fotos, por exemplo: fotos do copo, fotos da garrafa, fotos da fábrica, fotos produzidas (da mesa, tirando chopp, servindo e etc…) isso facilita muito o trabalho de montagem do folder ou catálogo (press-kit) e ainda do web site, dando mais munição para o designer. Encarece o custo? Sim, encarece, mas lembre-se, as fotos são para sempre, no mínimo servirão de recordação dos primeiros passos da empreitada. Com base nisso, vamos ao que interessa:

Dica 01: É fundamental que se coloque a cerveja no copo certo. Depois pegue o copo e aplique uma pequena camada de verniz fosco em spray (encontrado em casas de artesanato), isto dará um efeito embaçado no copo, fazendo-o parecer suado e com pequenas gotas escorrendo. Para realçar o efeito, prepare uma mistura com água e glicerina líquida, e borrife sobre o copo.

Dica 02: Coloque um pouco de sal ou açúcar no fundo do copo antes de despejar toda bebida (não há necessidade de muito, uma pequena colher de chá basta). Isso dará uma maior consistência, cremosidade e durabilidade na espuma.

Dica 03: Hora de encher o copo. Despeje cuidadosamente a cerveja dentro do copo, evitando o colarinho. Faça isso até sobrar apenas 2 centímetros vazios dentro do copo. Agora, agite bem a garrafa, até a cerveja virar um denso creme espumoso. Complete o copo com esse creme, despejando-o de uma altura entre 20 e 30 centímetros, deixe transbordar naturalmente.

Dica 04: fotografia é a impressão da luz, portanto não economize. Utilize dois pontos de luz laterais, e um atrás, fazendo um “back light”. Essa luz atrás realçará o que realmente importa, a cor e a textura da cerveja. Um bom fotógrafo saberá a medida certa para não “estourar” a luz na foto. Essa dica vale também para fotografar as garrafas.

Dica 05: A cerveja, depois de alguns segundos tende a diminuir a quantidade de bolhas, além disso já a servimos há algum tempo e de maneira muito delicada. Para faze-la espumar novamente utilize uma seringa grande, coloque-a no copo e puxe o líquido, assim que encher a seringa, empurre de volta (sem tirar a seringa do líquido). Isso fará muitas bolhas e fará também a mesma dar uma transbordada bem natural. É bom usar um assistente, para que possa clicar o momento exato.

Dica 06: Tenha sempre alguns copos sobressalentes (quebras acontecem e erros também), e muita cerveja a disposição.

Experimente ângulos diferentes, composições diferentes enfim, faça não só o maior número de fotos possíveis, mas também a maior variedade possível.

Tags: , , ,

7 Respostas to “Como fotografar cervejas”

  1. Como fotografar cervejas @ Sierra Pelada Craft Brewed Ales Says:

    […] 3:23 PM sob a(s) categoria(s) Cerveja. Você pode acompanhar as respostas desse post através do RSS 2.0feed. Você pode responder, ou rastrear de seu próprio […]

  2. Os números de 2010 « Marketing, Cerveja & Futebol Says:

    […] Como fotografar cervejas agosto, 2010 1 comentário 3 […]

  3. marquinho mogi mirim Says:

    bom ola sou marcos fotografo aki minha area é parte social mas estou começando com fotos produtos tenho fotografar marca cerveja caseira pensei em num barzinho antigo ela bem gelada vcs achariam uma boa ideia obrigado ate mais

    • robsonvergilio Says:

      Caro Marcos, boa noite.

      A locação, um bar antigo, é a pedida certa para esse tipo de trabalho. A única observação que eu faria é a seguinte: Você está fotografando a cerveja, e não o bar. É comum em alguns casos nos empolgarmos com a beleza da locação, e colocarmos o nosso produto em segundo plano. Quando as fotos estiverem prontas, manda uma cópia para gente ver.

      Boa sorte e abraços.

      Robson Vergilio – robson@vergilio.com.br

  4. Aprenda a fotografar sua cerveja favorita | Goronah Says:

    […] publicados repetidas vezes em sites sobre fotografia de cerveja. Essa lista eu encontrei no blog do Robson Vergílio, entre outras […]

  5. Cleo Albuquerque Says:

    Oi… Boa tarde, você faz as fotos comerciais? Tenho interesse em fazer orçamento.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: